Juventude século XXI

fonte/autor: Gabriel Espíndola – Líder de Jovens da IBC e fundador do JCM (Jovens Cumprindo Sua Missão)

Vivemos em um mundo globalizado onde todos procuram resultados imediatos e eficazes. Um mundo onde não existe mais relacionamentos pessoais, apenas cibernéticos. Será este nosso grande desafio? Investir em uma juventude, demonstrando que o resultado poderá vir daqui um mês, um ano ou uma década? Como estimulá-los a prosseguirem na caminhada, mesmo em muitas ocasiões não enxergando nem a pista do caminho? Como fazer tudo isto e ao mesmo tempo impactar os não cristãos?
Aprendendo com nosso pastor a encarar desafios de forma sábia, lembro-me de dois personagens em épocas diferentes que decidiram encarar a realidade na qual estavam inseridos e tiveram sucesso através de Deus: Daniel decidiu não se contaminar com as iguarias do rei (Daniel 1.8) e Paulo, na carta a seu filho na fé, Timóteo, recomendou os jovens a serem exemplos aos fiéis (I Timóteo 4.12). Pois bem, a partir disso entendemos qual o papel de cada jovem da Igreja Batista do Cambuí: não se conformar com este mundo e ser exemplo de Cristão a todos.


Após definirmos como devemos caminhar, seguimos, então, a práxis pedagógica – aprendendo na teoria e vivenciando na prática. Isso tem se concretizado por meio do estudo minucioso dos livros do antigo testamento aos domingos pela manhã na classe da EBD, reflexão sobre as doutrinas básicas no estudo bíblico às sextas- feiras, evangelismo através de relacionamentos em atividades aos finais de semanas, discipulados pessoal e para casais, e cultos ao final de cada mês.
A grande alegria em liderar este grupo de jovens é fazer parte de suas vidas, interceder por eles, chorar e rir juntos. Compreendemos que o Reino de Deus é feito de pessoas; e precisamos investir o tempo todo em pessoas o que Deus tem investido em nós. Se você é jovem e ainda não teve o privilégio de participar de nossas atividades, nos procure, e venha fazer parte desta família! E se você tem um jovem em casa, incentive a participação dele, pois estamos esperando com muito amor.